Carta Pastoral "Fazei tudo o que Ele vos disser" | Arquidiocese de Brasília

 

DOM VINÍCIUS LUCAS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
...
ARCEBISPO METROPOLITANO DE BRASÍLIA

____________________

CARTA PASTORAL
“FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”


Aos amados fiéis, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, e a todo o povo de Deus que peregrina na Arquidiocese de Brasília, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

Caríssimos irmãos e irmãs, Neste dia abençoado, em que celebramos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil e de nossa amada Arquidiocese de Brasília, elevo o coração em ação de graças a Deus por ter-nos dado Maria como Mãe, Rainha e intercessora constante junto ao Seu Filho.

A história de Nossa Senhora Aparecida é um reflexo do agir providente de Deus na vida do Seu povo. No simples gesto dos pescadores do rio Paraíba do Sul, que recolheram as duas partes da pequena imagem de terracota, vemos o sinal da presença divina que se manifesta na simplicidade e na fé. Maria, a “Aparecida”, vem ao encontro dos pequenos, dos pobres e dos esquecidos, recordando-nos que o olhar de Deus se volta, antes de tudo, aos humildes e necessitados.

Nossa Senhora Aparecida é Padroeira do Brasil, mas também Padroeira da Arquidiocese de Brasília, que nasceu sob o seu olhar materno e foi confiada à sua intercessão desde os primeiros passos da capital. Em sua imagem contemplamos o rosto do povo brasileiro — alegre, devoto, acolhedor e marcado por uma fé viva que resiste.

Neste dia, somos convidados a renovar nossa consagração à Virgem Maria, reconhecendo nela o modelo perfeito do discípulo que ouve a Palavra, guarda-a no coração e a coloca em prática. Maria nos ensina a ser Igreja em saída, atenta às necessidades dos irmãos, especialmente dos mais pobres e sofredores.

Diante dos desafios atuais, o exemplo de Maria nos convida a permanecer firmes na fé e fortes na esperança. Como Ela, somos chamados a crer no impossível e a confiar que Deus continua realizando maravilhas na história da humanidade.

Convido todas as comunidades, paróquias, capelas e movimentos da Arquidiocese de Brasília a viverem esta solenidade como tempo de renovação espiritual, solidariedade fraterna e oração pelo Brasil. Que a celebração de Nossa Senhora Aparecida reacenda em nossos corações o amor à Igreja, o zelo pelas vocações e o compromisso com a evangelização.

Queridos filhos e filhas, consagremos novamente nossa Arquidiocese à proteção de Nossa Senhora Aparecida. Que Ela, Mãe terníssima e fiel, nos ensine a caminhar com coragem, a amar com generosidade e a servir com alegria.

Brasília, 12 de Outubro de 2025. 

Com minha bênção,
 Vinícius Lucas
Tituli di Acufida
Arcebispo Metropolitano
Postagem Anterior Próxima Postagem